Vila ConViver

Cohousing Sênior

Seja bem−vind@!

Nossos Valores

Convívio harmônico entre seus moradores.

Busca do consenso nas deliberações e tomada de decisões, segundo princípios respeitosos, democráticos e não hierárquicos.

Respeito às diferenças individuais.

Participação nas tarefas comunitárias e respeito às decisões coletivas.

Promoção da sustentabilidade em seus vários aspectos.

Comunicação clara, aberta e honesta entre seus moradores.
Características de Cohousing

As responsabilidades pelas decisões são compartilhadas por todos os moradores.

A Cohousing é gerenciada pelos moradores, que tomam decisões de interesse comum nas reuniões comunitárias.

As áreas de uso comum constituem-se como meios de integração e convívio dos moradores.

Os moradores participam da organização, do planejamento e do projeto arquitetônico, assim como da administração e manutenção da comunidade constituída, e são responsáveis, como grupo, pelas decisões finais.

O projeto físico estimula um forte senso de comunidade.

A Cohousing não é fonte de recursos financeiros para seus moradores, que administram e mantêm os seus rendimentos de maneira independente.
Referências

 

Localização

 

Revista da Vila 2024

 

Revista conta a história da Vila ConViver

Um registro histórico do trabalho, que resultou no projeto da cohousing sênior Vila ConViver, faz parte da Revista lançada no dia cinco de abril de 2024. A iniciativa poderá ajudar outros projetos semelhantes. Como os Grupos e Comissões conduzem suas tarefas, os eventos sociais da Comunidade, detalhes do projeto arquitetônico estão nas mais de 40 páginas ilustradas, que você pode acessar através do link ou, em formato PDF.

O que era sonho, hoje já é realidade. Um boletim publicado, em 2018, pela ADunicamp, contou a trajetória de um grupo de pessoas sonhando juntas a construção da Vila ConViver.

Elas se organizaram em Associação, compraram o terreno e depois de muitos estudos, chegou-se a um projeto arquitetônico pronto para ser executado.

O lançamento da revista, nos jardins da ADunicamp, contou com a presença dos futuros moradores da Vila, bem como amigos e simpatizantes do projeto.

 

A Vila Onde Iremos Viver

Aprovado por aclamação na 18ª Assembleia Extraordinária da nossa Associação de Moradores, o projeto de implantação da Vila ConViver deixou de ser só uma série de arquivos digitais nos computadores dos arquitetos da Pavão Arquitetura.

Incorporando conceitos e ambientes fundamentais para a vida saudável em comunidade, especialmente na nossa fase do envelhecimento, nosso projeto contempla anseios definidos e acordados em um longo processo de estudos e debates.

Seguimos, agora, trabalhando na definição do paisagismo e nos preparando para as novas e desafiadoras etapas da implantação tão logo o projeto seja aprovado pela Prefeitura Municipal de Campinas.

 

Aqui moram nossos sonhos...

O mês de julho será lembrado como o mês harmonioso na Vila ConViver.

Quando foi inaugurada a placa de Futuras Instalações da Vila ConViver, em janeiro de 2020, alimentamos o sonho que nos mudaríamos para nossas casas em 2022. A caminhada desde então teve momentos de turbulência, perdas, desistências pela estrada, não foi fácil, mas a Comunidade seguiu amadurecendo e fortalecendo os seus laços nos encontros e festas, ainda que virtuais, nas conversas, no apoio mútuo, nas lutas, para chegar vitoriosa a este momento.

O Evento de hoje, 31/07/2022, teve um sabor muito especial, porque foi a comemoração da consolidação do processo de escolha das casas na Vila.

O Projeto Arquitetônico está prestes a ser finalizado. A implantação da Vila em estado avançado e a demarcação do terreno para a construção das moradias e espaços comuns de convivência possibilitou escolhermos onde cada um irá habitar, num processo maduro e fraterno que acolheu os desejos e necessidades individuais de localização no terreno e de afinidades já identificadas.

E, nesse clima de vitória a ser celebrada, cada futuro vizinho pôde pisar o chão exatamente onde será edificada a sua casa e o seu sonho. Ali, simbolicamente tomou posse do seu terreno, fincou no chão o número da sua residência, fechou os olhos e elevou o pensamento em gratidão por esse dia na certeza de que não está sozinho nessa empreitada de vida; a Comunidade está unida e confiante no mesmo propósito de viver juntos uma vida futura boa, longa e feliz ao lado de amigos.

Antes do café da manhã ser servido, entre abraços, muita emoção e alegria, cada Associado entregou ao seu futuro vizinho um chaveiro com o número da sua casa.

O grupo de arquitetos que está formatando e colocando no papel os nossos sonhos aceitou o convite e participou do café da manhã. Além de confraternizar conosco puderam esclarecer dúvidas e aspectos pontuais do projeto.

Parabéns à toda a Comunidade!

Comissão de Eventos

Publicações Anteriores

construction Em Construção handyman