Vila ConViver

Cohousing Sênior

Seja bem−vind@!

Nossos Valores

Convívio harmônico entre seus moradores.

Busca do consenso nas deliberações e tomada de decisões, segundo princípios respeitosos, democráticos e não hierárquicos.

Respeito às diferenças individuais.

Participação nas tarefas comunitárias e respeito às decisões coletivas.

Promoção da sustentabilidade em seus vários aspectos.

Comunicação clara, aberta e honesta entre seus moradores.
Características de Cohousing

As responsabilidades pelas decisões são compartilhadas por todos os moradores.

A Cohousing é gerenciada pelos moradores, que tomam decisões de interesse comum nas reuniões comunitárias.

As áreas de uso comum constituem-se como meios de integração e convívio dos moradores.

Os moradores participam da organização, do planejamento e do projeto arquitetônico, assim como da administração e manutenção da comunidade constituída, e são responsáveis, como grupo, pelas decisões finais.

O projeto físico estimula um forte senso de comunidade.

A Cohousing não é fonte de recursos financeiros para seus moradores, que administram e mantêm os seus rendimentos de maneira independente.
Referências

 

Localização

 

Visita à Bem Viver

Um encontro para se conhecer e trocar experiências valiosas. Assim foi a nossa visita à comunidade da cohousing Bem Viver, em Mogi das Cruzes, São Paulo, no dia 28 de julho de 2024.

De mãos dadas, nos reunimos em uma grande roda, para ouvir a mensagem de boas-vindas e retribuir a acolhida. Uma troca de presentes cheios de significados completou o ambiente alegre, dentro da casa carinhosamente chamada de “Casa Caipira”. Um espaço que futuramente será incorporado ao projeto, transformada em oficina para trabalhos manuais.

Como nós, eles também caminham para concretizar o sonho de vida em comunidade e os relatos das caminhadas, em muito se assemelham, incluindo o tempo de estrada em busca de um modelo brasileiro de cohousing.

As experiências, os desafios e as conquistas de ambas as partes só confirmam que estamos no caminho certo. Cada qual com as melhores soluções encontradas pelas respectivas comunidades, para gerir as muitas etapas do projeto.

Completando a delicadeza do momento, um dos nossos futuros moradores, lançou mão de um olhar inusitado, para falar do projeto arquitetônico da Vila ConViver: A partir do relato de uma tipuana solitária, preservada no terreno da Vila, os anfitriões tomaram conhecimento de como nossa comunidade pensou cada detalhe, sempre preocupada com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente, para alívio da velha árvore, que seguirá preservada e futuramente integrada ao nosso convívio.


Revista da Vila 2024


Revista conta a história da Vila ConViver

Um registro histórico do trabalho, que resultou no projeto da cohousing sênior Vila ConViver, faz parte da Revista lançada no dia cinco de abril de 2024. A iniciativa poderá ajudar outros projetos semelhantes. Como os Grupos e Comissões conduzem suas tarefas, os eventos sociais da Comunidade, detalhes do projeto arquitetônico estão nas mais de 40 páginas ilustradas, que você pode acessar através do link ou, em formato PDF.

O que era sonho, hoje já é realidade. Um boletim publicado, em 2018, pela ADunicamp, contou a trajetória de um grupo de pessoas sonhando juntas a construção da Vila ConViver.

Elas se organizaram em Associação, compraram o terreno e depois de muitos estudos, chegou-se a um projeto arquitetônico pronto para ser executado.

O lançamento da revista, nos jardins da ADunicamp, contou com a presença dos futuros moradores da Vila, bem como amigos e simpatizantes do projeto.


A Vila Onde Iremos Viver

Aprovado por aclamação na 18ª Assembleia Extraordinária da nossa Associação de Moradores, o projeto de implantação da Vila ConViver deixou de ser só uma série de arquivos digitais nos computadores dos arquitetos da Pavão Arquitetura.

Incorporando conceitos e ambientes fundamentais para a vida saudável em comunidade, especialmente na nossa fase do envelhecimento, nosso projeto contempla anseios definidos e acordados em um longo processo de estudos e debates.

Seguimos, agora, trabalhando na definição do paisagismo e nos preparando para as novas e desafiadoras etapas da implantação tão logo o projeto seja aprovado pela Prefeitura Municipal de Campinas.



Publicações Anteriores

construction Em Construção handyman