VILA CONVIVER®: UM ANO DE MUITAS REALIZAÇÕES

Há um ano nascia a Associação de Moradores da Cohousing Sênior Vila ConViver®. Um brinde simbólico no auditório da Adunicamp, celebrou o ato de criação da entidade.

Após um ano de sua fundação, a Associação de Moradores da Cohousing Sênior Vila ConViver® tem muito o que comemorar. Seu pioneirismo no Brasil conquistou ampla visibilidade através da grande Imprensa e se tornou referência para outras comunidades. Pelo menos 15 grupos em todo o país manifestaram interesse nesse know-how, que vem sendo estudado há cinco anos, inicialmente pelo GT-Moradia da Adunicamp, e agora desenvolvido pelos futuros moradores da Vila ConViver®.

Um dos grandes entusiastas do projeto, Bento, membro da nossa Comissão de Comunicação, fala desse impacto causado pela divulgação na mídia: "A Vila foi objeto de reportagens em jornais de circulação nacional e pequenos jornais do interior do Brasil, canais de televisão, blogs e sites os mais variados. Desse modo, recebemos feedback não só de dezenas de pessoas e grupos no Brasil, mas também dos Estados Unidos, Uruguai, Argentina e Israel." Ele destaca, ainda, que "sempre foi a imprensa que buscou conhecer a proposta formulada pelo grupo; não precisamos buscar essa divulgação". Curiosamente um dos grupos acima citados, que viajou aos EUA para conhecer o trabalho da arquiteta Laura Fitch, foi orientado, por ela, a procurar o Bento para conhecer o projeto da Vila ConViver®.

Hoje, além dos 52 associados, existem mais de 30 interessados em fazer parte da Vila ConViver®. Afinal, estamos diante de um sonho possível: a opção de escolher onde, como e com quem desejamos envelhecer. "Nosso principal diferencial, lembra Bento, é a criação de um rico ambiente social, o estímulo ao acolhimento e à solidariedade mútua, numa estrutura não hierárquica e auto gerenciada, que, além de gerarem uma grande qualidade de vida, são fatores importantes na proteção da saúde física e mental de seus moradores".

UM ANO DE MUITO TRABALHO

No último domingo, dia 02 de dezembro, véspera do primeiro aniversário de fundação da Associação de Moradores da Vila ConViver®, tivemos mais uma Conversa da Vila. Diante do balanço dos trabalhos realizados no período, todos se deram conta de que foi um ano intenso de atividades.

A estruturação da entidade, do ponto de vista legal e jurídico, está sendo finalizada com sucesso, assim como o trabalho que vem sendo desenvolvido por diversos Grupos e pelas Comissões já instituídas, que ao longo de 2018 avançou em vários temas, incluindo a busca do terreno, que abrigará a entidade.

Entre sonhos e muito trabalho, a comunidade seguiu estreitando e fortalecendo os laços em animados encontros sociais. Serão esses laços que darão vida e sustentação à Vila, cujo espaço físico vem sendo carinhosamente pensado por profissionais, mas acima de tudo idealizado por todos os futuros moradores.

Parabéns, da Comissão de Comunicação, a todos os futuros moradores da Vila ConViver® …

Publicações Anteriores